domingo, 28 de novembro de 2010

Por que é bom ser jovem?






A maioria das pessoas quando atingem certa idade, começam a sentir falta de sua juventude. Época em que se sentiam mais fortes e saudáveis, mas não só por isso Conforme a idade avança, as responsabilidades se tornam cada vez maiores e exigem da pessoa, mais tempo a ser concentrado em atividades que garantirão seu futuro: trabalho e estudo. Pouco a pouco, os indivíduos deixam de lado as coisas que mais lhe traziam prazer, coisas que faziam por vontade e não por obrigação, pois precisam de um espaço na sociedade que garanta um emprego com salário, para pagarem suas contas e assim, sobreviver. Sim, sobreviver e não viver.  As obrigações da vida adulta não permitem que uma pessoa deixe de pensar em seu futuro em momento algum, cada ação deve ser tomada de uma maneira que proporcione resultados positivos no futuro. O prazer, o hobby, a emoção de fazer algo, ficam para depois do dia de serviço, horário em que a maioria está cansada e só quer dormir pra fazer tudo de novo no outro dia.
Quando somos jovens não temos esse problema. Somos isentos da maioria das responsabilidades. Claro que não são todos que podem ser encaixados nesse perfil, mas mesmo assim, não chega a ser comparado com a responsabilidade de um adulto. A questão é que, os jovens podem ficar a madrugada inteira com os amigos, somente conversando ou bebendo, discutindo assuntos acerca do mundo o qual eles vivem. Falando sobre música, cinema, artes, sexo, drogas e qualquer outro assunto que envolva alguma forma de prazer. Todos querem fazer do seu hobby favorito, sua profissão. Rapazes de bermuda e boné virados para trás, sonham em ganhar dinheiro andando de skate, não querem simplesmente se formar e trabalharem para alguém o resto da vida. Outros tocam guitarras, baterias, cantam e pretendem fazer disso, sua fonte de renda. Mas o mais surpreendente é que neste sentido, dinheiro não é o mais importante. Obviamente todos querem ganhar, mas jovens em especial, fazem por amor, por puro prazer à arte, não querem ter um patrão dizendo para tocarem melhor, não errarem notas, não fazerem tal manobra. Talvez se tivessem, não amariam tanto isso.
Os jovens também têm a capacidade de aproveitar os detalhes e todas as belezas da vida com calma e atenção. Conseguem enxergar a cidade como algo que marcará suas vidas para sempre, e transformam em arte o que aquilo que para os adultos e ocupados da vida, não conseguem diferenciar de um monte de prédios um ao lado do outro. Sabem interagir com outros semelhantes de uma forma mais pacifica, se dispondo de sempre fazer novas amizades em qualquer lugar que estejam.
Sendo assim, pode-se perceber que quando somos jovens, damos mais valor as coisas que nos dão prazer. Que dinheiro não é tudo. Não importa que não temos um carro para sair, vamos de ônibus, vamos a pé. Não importa uma roupa cara, brechó são lugares bons. Não importa que nos chamem de inconsequentes e irresponsáveis, somos felizes. Damos valor às pequenas coisas da vida e não ao puro e vicioso amor ao dinheiro. Enquanto a maioria das pessoas trabalha e estuda para sobreviverem, estamos escrevendo a história.

Um comentário: